quarta-feira, 13 de julho de 2011

TERRENOS PARA QUEM NÃO PRECISA ( ABSURDO)



Tem gente proprietária de casa chique, com aposentadoria e ganhos extras, outros muito bem empregados com moradia, funcionários do poder público ou parentes destes, que estão sendo beneficiados pela prefeitura com terrenos em lugares privilegiados.

Leiam amigos, leiam o jornal oficial do município, do dia 8 de julho e prestem atenção na página 4 “ATOS DO EXECUTIVO” que descreve os aforamentos de terrenos. Você vai confirmar que essa informação é a verdade, nada mais que a verdade. Gostaria de destacar que essa é uma ação imoral contra o povo cataguasense. Ação imoral por quem está exercendo o poder e pela pessoa que ocupa um cargo público, e tem a coragem de receber benefícios para si com dinheiro vindo do povo, de adquirir para si direitos que deveriam estar sendo aplicados para melhorar a vida do povo, que paga os impostos e esperam receber condições de uma vida melhor.

Um grande problema de Cataguases é a“MORADIA”. O aluguel na cidade está caríssimo diante do poder econômico que hoje a população tem. A cidade empobreceu assustadoramente nos últimos anos e comprar uma casinha se tornou uma esperança morta para a maioria das famílias e a esperança é a ultima que morre. Dá para perceber a desilusão do nosso povo. Ganhar um terreno da prefeitura para construir chega ser uma missão impossível para "alguns".

Com isso temos centenas de famílias que estão vivendo em moradias precárias, outras sem condições de pagar aluguel. Os chefes de família, desempregados, que não tem dinheiro perdem noites e mais noites de sono, sem saber o que fazer para dar dignidade aos seus filhos, não tem como construir sua casinha, nem comprar ou ganhar um terreno para isso. Mas quem já tem teto, não precisa, está consegue.

Quero resumir meu artigo com a letra de uma música de Zezé di Camargo e Luciano, que traduz perfeitamente o que vem acontecendo.

Aqui não falta sol, Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus, Protege e molha o nosso chão
POR QUE SERÁ QUE TÁ FALTANDO PÃO ?
Se a natureza nunca reclamou da gente
Do corte do machado, a foice, o fogo ardente
Se nessa terra tudo que se planta dá
QUE É QUE HÁ, MEU PAÍS ?
O QUE É QUE HÁ ?

TEM ALGUÉM LEVANDO LUCRO
TEM ALGUÉM COLHENDO O FRUTO
SEM SABER O QUE É PLANTAR
TÁ FALTANDO CONSCIÊNCIA
TÁ SOBRANDO PACIÊNCIA
TÁ FALTANDO ALGUÉM GRITAR

Feito um trem desgovernado
Quem trabalha tá ferrado
NAS MÃOS DE QUEM SÓ ENGANA
Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O país que a gente ama

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DIREITOS, CIDADANIA E AUTO ESTIMA MULHER


Conhecer nossos direitos nos leva a ações na busca de soluções para a superação dos desafios encontrados na implementação de políticas públicas mais eficazes e inovadoras, nos leva ao caminho do exercício da cidadania, da igualdade e da reivindicação de direitos políticos e socioeconômicos. A mulher para ser completa precisa se tornar uma verdadeira cidadã.
Conhecer seus direitos não é uma barreira para a mulher, o grande desafio está em exercê-los, pois ocupar seu espaço exige da mulher auto estima, por isso digo que os direitos e cidadania da mulher estão ligados auto estima. Mas, a maioria das mulheres não consegue ter auto-estima, pois fomos postas em lugares secundários, de menor valor, onde quase nada se podia fazer.
Dentro do contexto dessa cultura que ainda impera, mesmo que de forma velada as vezes, como muitas mulheres poderão acreditar que a tão falada igualdade existe?
A cidadania, expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de nosso. Sem cidadania ficamos marginalizadas e excluídas da vida social e da tomada de decisões, numa posição de inferioridade dentro na sociedade. Para chegar à cidadania precisamos conhecer e exercer nossos direitos, mas para isso precisar passar pela elevação da auto estima. A mulher precisa da auto estima para que possa ser capaz de enfrentar as barreira e exercer seus direitos só assim será verdadeiramente uma cidadã.