segunda-feira, 4 de julho de 2011

DIREITOS, CIDADANIA E AUTO ESTIMA MULHER


Conhecer nossos direitos nos leva a ações na busca de soluções para a superação dos desafios encontrados na implementação de políticas públicas mais eficazes e inovadoras, nos leva ao caminho do exercício da cidadania, da igualdade e da reivindicação de direitos políticos e socioeconômicos. A mulher para ser completa precisa se tornar uma verdadeira cidadã.
Conhecer seus direitos não é uma barreira para a mulher, o grande desafio está em exercê-los, pois ocupar seu espaço exige da mulher auto estima, por isso digo que os direitos e cidadania da mulher estão ligados auto estima. Mas, a maioria das mulheres não consegue ter auto-estima, pois fomos postas em lugares secundários, de menor valor, onde quase nada se podia fazer.
Dentro do contexto dessa cultura que ainda impera, mesmo que de forma velada as vezes, como muitas mulheres poderão acreditar que a tão falada igualdade existe?
A cidadania, expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de nosso. Sem cidadania ficamos marginalizadas e excluídas da vida social e da tomada de decisões, numa posição de inferioridade dentro na sociedade. Para chegar à cidadania precisamos conhecer e exercer nossos direitos, mas para isso precisar passar pela elevação da auto estima. A mulher precisa da auto estima para que possa ser capaz de enfrentar as barreira e exercer seus direitos só assim será verdadeiramente uma cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário