sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TERMOMETRO POLÍTICO AQUECE COM A DANÇA DAS COLIGAÇÕES




Nos bastidores da política em Cataguases o termômetro está aquecendo com a dança das coligações que já começou. Dois pra lá dois pra cá, esse o ritmo do momento entre os partidos e pretensos candidatos. Mas, uma observação muito séria não pode deixar de ser feita. A coisa está tão prostituída, que alguns partidos estão tentando fazer negociatas para obter favorecimento agora ou depois das eleições.
As coligações de aluguel que se concretizam com quem der mais é uma forma de política que não favorece o povo e coloca a Cataguases em estado de estagnação, pois nesse tipo de negociatas o que está em jogo é apenas os interesses dos envolvidos e não o bem estar da população e o crescimento econômico da cidade. O momento seria para os partidos debaterem a situação de desemprego, as condições sociais da cidade e elaborarem um diagnóstico de nossa pobreza. Assim surgiriam as coligações para achar caminhos que levem a cidade ao crescimento de verdade.
Mas, o que muito se vê por aí são as direções de partidos batendo cabeça para chegarem a acordos convenientes que propiciem uma eleição com vantagens pessoais. Nesse contexto a máquina governamental com maior poder de negociação sai à frente com o loteamento de cargos e outros benefícios pessoais. Essas coligações têm destino certo: a manutenção do governo de quem já está no poder.
A Constituição estabelece que todo o poder emana do povo que o exerce por meio de seus representantes eleitos. Que todo eleitor se lembre dessa frase “A liberdade política é a condição prévia do desenvolvimento econômico e da mudança social” (John F. Kennedy)

Nenhum comentário:

Postar um comentário