quinta-feira, 4 de março de 2010

Lei Maria da Penha vira música na voz de Alcione


Preocupada com o aumento do índice de violência contra as mulheres, Alcione sentia que precisava fazer algo. Então, pediu a um compositor seu amigo, Paulinho Resende, que fizesse uma música sobre o assunto, para o CD e DVD, “DE TUDO O QUE EU GOSTO”. “A letra da música foi tão surpreendente que me abriu ainda mais os olhos sobre essa bendita Lei e me colocou alerta sobre a violência que oprime, humilha e mata muitas mulheres em todos os cantos do planeta, adorei a canção, e gravei”, disse Alcione, em entrevista a diversos canais de comunicação durante sua participação na Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres realizada pela Agende Ações em Gênero e Cidadania e Desenvolvimento e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
“A partir disso, tomei uma atitude pelo fim dessa violência e em todos os shows, depois de explicar para o meu público a importância da Lei Maria da Penha, digo que ela não é contra os homens, mas a favor de um mundo sem violências para as mulheres. Digo que ela está ali para nos proteger. A minha intenção é promover a conciliação, o diálogo e a paz”, revela a cantora, que ainda declara que Graças a Deus, tem reparado que, de alguma forma, está dando sua contribuição.
Segundo Alcione muitas mulheres, ao final dos seus shows, vêm falar com ela sobre o assunto e se dizem agradecidas por ela estar empenhada em uma causa tão importante. A cantora diz que com sua família nunca vivenciou uma situação de violência. “Temos muito respeito e companheirismo mútuo, buscamos um mundo de paz para todas as pessoas”.
“No entanto, sei de histórias bem tristes, absurdas, de mulheres que sofreram muito nas mãos de seus parceiros e que, geralmente, tinham medo de denunciá-los por diversos motivos, como o caso de uma doméstica que trabalhou comigo por vários anos, que vivia em situação de violência com o marido. Aconselhei-a e tentei protegê-la o máximo que pude”, revela a cantora.
Assim como Alcione vários famosos, tanto mulheres quanto homens estão tentando usar o prestigio que tem para conscientizar a população brasileira sobre a necessidade de todos se comprometerem em fazer algo para dar um basta na violência contra a mulher.

Letra da música Maria da Penha
Composição: Paulinho Resende e Evandro Lima

Comigo não, violão
Na cara que mamãe beijou
Zé Ruela nenhum bota a mão
Se tentar me bater, Vai se arrepender
Eu tenho cabelo na venta
E o que venta lá, venta cá
Sou brasileira, guerreira
Não tô de bobeira, Não pague pra ver
Porque vai ficar quente a chapa
Você não vai ter sossego na vida, seu moço
Se me der um tapa
Da dona "Maria da Penha", Você não escapa
O bicho pegou, não tem mais a banca
De dar cesta básica, amor
Vacilou, tá na tranca
Respeito, afinal,é bom e eu gosto
Saia do meu pé
Ou eu te mando a lei na lata, seu mané
Bater em mulher é onda de otário
Não gosta do artigo, meu bem
Sai logo do armário
Não vem que eu não sou
Mulher de ficar escutando esculacho
Aqui o buraco é mais embaixo
A nossa paixão já foi tarde
Cantou pra subir, Deus a tenha
Se der mais um passo
Eu te passo a "Maria da Penha"
Você quer voltar pro meu mundo
Mas eu já troquei minha senha
Dá linha, malandro
Que eu te mando a "Maria da Penha"
Não quer se dar mal, se contenha
Sou fogo onde você é lenha
Não manda o seu casco
Que eu te tasco a "Maria da Penha"
Se quer um conselho, não venha
Com essa arrogância ferrenha
Vai dar com a cara
Bem na mão da "Maria da Penha"

. Rose Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário